Scam é um golpe, uma maneira que vários sites utilizam para coletar informações de usuários cadastrados, estes sites na maioria das vezes atraem usuários que procuram algo como:
Oportunidade de ganhar dinheiro, Promoções, Amostras Grátis, Prêmios entre outros

O intuito é atrair o usuário que cadastra seus dados como por exemplo email, que será usado futuramente para pratica de spam, ou seja estes sites terão uma extensa lista para fazer publicidade. Esta é a maneira mais "inofensiva" da pratica de scam, pois também há outras formas mais maliciosas, como atrair investidores para em seguida roubar os mesmos.

Nem sempre é fácil identificar sites que pratiquem scam, más há informações que podem ajudar a identificar um possível scam, entre eles:

  • Layout confuso, um site sério se dedica a criar um design único e que facilite a navegação
  • Conhecido por outras fraudes, é bom verificar se o dono de site tem ou teve outros sites comprovadamente scam ativos ou não
  • Falta de informações sobre a empresa, identificação, endereço, etc
  • Atendimento inexistente, todos tem opção para contato más nem todos funcionam, ás vezes nunca respondem

Estas informações não são garantias de que se trate de uma fraude, há sempre que avaliar, um site que tem um fórum é a melhor maneira de comprovar sua confiabilidade através de mensagens dos próprios membros que podem contar sua experiência com o site. Outro ponto a favor é a longevidade do site, quanto maior for o período em que está na rede, menor a probabilidade de ser um golpe, a maioria do sites scam permanecem por pouco tempo no ar, na maioria das vezes não mais que 6 meses.

Análise Scam
Outra boa opção são os sites de análise, nestes encontra-se informações mais aprofundadas imparciais como endereço, onde está hospedado, a quanto tempo no ar, outros sites do mesmo dono, comentários de quem utiliza o site analisado, etc.
Utilizo e recomendo o http://www.scamadviser.com

PageRank
Outro fator que talvez não seja muito importante para identificar um scam, más que considero útil é o PageRank do site.
O sistema PageRank é usado pelo motor de busca Google para ajudar a determinar a relevância ou importância dos sites numa escala de 0 a 10. Isto significa que quanto maior o número do PageRank de um site maior importante ele é na rede.

Site para medir o PageRank de um site: http://www.marketingdebusca.com.br/pagerank